Programa ProMorar apresenta proposta de complexo de lazer no viaduto Capitão Temudo

O projeto foi construído de acordo com as demandas da comunidade de Vila do Papel e apresentado à população. O Complexo de Lazer, Cultura e Esporte irá contar com anfiteatro, praça da infância, academia da cidade, quadras, espaço para comércio, pista de cooper, entre outras intervenções.

A comunidade de Vila do Papel, inserida na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, será a primeira área de vulnerabilidade socioambiental beneficiada pelas intervenções de urbanização do ProMorar. A Prefeitura do Recife elaborou projeto para a construção do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo. Essa foi uma requisição apresentada pela comunidade durante o processo participativo realizado nos últimos meses.

O projeto foi amplamente debatido e validado pela população na última quarta-feira (6). A equipe do ProMorar fez a apresentação da metodologia participativa aplicada, além da explanação de todo o projeto com os itens solicitados e inseridos na nova área de lazer. Uma maquete foi exposta para os moradores conferirem o novo espaço e óculos de realidade virtual e tablets foram disponibilizados à população. A maquete do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte de Vila do Papel ficará disponível no Compaz Dom Helder Câmara.

Na comunidade, o ProMorar vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas. A área de lazer será dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços; o segundo setor é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e Academia da Cidade. O complexo também contará com uma Praça da Infância, anfiteatro, palco para apresentações e pátio para feiras. A área permeável da alça do Viaduto será contemplada com uma pista de cooper e Academia da Saúde, com intuito de atender a população idosa residente da comunidade.

Entre as intervenções estão também a instalação de mobiliários urbanos que estimulem a vivência em comunidade, como bancos, lixeiras e mesas de jogos; passeios de qualidade e com garantia da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; melhor sinalização vertical e horizontal; e iluminação pública mais eficaz para reforçar a segurança.

Para a elaboração do projeto da área de lazer a equipe do social do ProMorar implementou a metodologia participativa junto aos moradores da comunidade. Ao todo, foram promovidas oito oficinas participativas, sendo quatro gerais e quatro segmentadas com crianças, mulheres, idosos e juventude. Entre os pleitos mais pedidos estão o complexo esportivo e de lazer, melhoria habitacional e saneamento.

As demais ações de urbanização integrada que irão beneficiar Vila do Papel estão em fase de elaboração de projetos e deverá ser apresentada à comunidade.