Promorar

Prefeitura do Recife certifica sete mil alunos em cursos profissionalizantes

Entre eles, 74 moradores de comunidades que serão beneficiadas pelo ProMorar participaram da conclusão dos cursos de pintor residencial, operador de empilhadeira, depilação e preparação para o mercado de trabalho.

Para milhares de recifenses, a qualificação tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho. Na tarde de ontem (quinta-feira, 14), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, promoveu a entrega de sete mil certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de curta e longa duração de 70 modalidades distintas. Com a medida, a gestão alcançou a marca de 14 mil certificados entregues em pouco mais de um ano.

Entre os participantes dos cursos, 74 moradores das comunidades Vila do Papel, Vila Brasil (São José) e Beiro do Rio (Imbiribeira) concluíram os cursos de pintor residencial, operador de empilhadeira, depilação e preparação para o mercado de trabalho. Essas áreas estão entre as comunidades que receberão as intervenções de urbanização integrada do ProMorar. Além das obras de infraestrutura e moradia a serem executadas pelo Programa, também estão previstas ações de desenvolvimento sociocultural e de geração de emprego e renda. Nesse âmbito, ainda antes do início das obras do ProMorar, já estão sendo ofertados cursos e formações profissionalizantes para a capacitação da população beneficiada.

Através do Programa Qualifica, apenas no segundo semestre deste ano, foram formadas 310 turmas nas 17 Escolas Profissionalizantes espalhadas pelo Recife e instituições parceiras da Prefeitura. Organizações não governamentais, associações, espaços comunitários e sindicatos fazem parte da parceria, só neste semestre foram 30 parceiros. A ideia é atender ainda mais alunos e chegar mais perto das comunidades, facilitando a mobilidade.

Os cursos ofertados foram nas áreas de alimentação, beleza, estética, informática, línguas, indústria e setor administrativo. E, entre os mais concorridos, estão os de doces e salgados; inglês; libras; robótica; energia solar; cabeleireiro; design de sobrancelhas; informática; operador de empilhadeira; NR 10 e NR 11; e banho e tosa para pet shop. Neste semestre, o número de instrutores também aumentou, com a contratação de 70 novos profissionais.