Promorar

Metodologia Participativa

A proposta de participação social no âmbito do ProMorar Recife parte da premissa de que quem tem e sente as principais consequências dos problemas deve ser agente atuante de sua solução. Ou seja, acredita-se que, tratando o projeto urbano como uma pactuação das principais demandas e alternativas a serem seguidas, o mesmo será mais sustentável ao longo dos anos por conta do envolvimento das pessoas nos processos de decisão, implantação, gestão, controle social e avaliação das intervenções.
 

As atividades realizadas e descritas abaixo incluíram ações de natureza técnica, consultiva e participativa. A metodologia empregada pela equipe social do Programa possibilita levantar informações acerca da realidade da comunidade, através de técnicas de trabalho que busquem dar voz aos diversos grupos participantes do processo, com vistas a entender suas potencialidades e demandas.

A metodologia participativa possui cinco etapas descritas abaixo:

1. Aproximação

2. Cocriação

3. Validação

4. Acompanhamento Social das Intervenções

​​Para acompanhamento das obras, é instalado o escritório local do ProMorar na comunidade beneficiada. Aqui é feito o atendimento da população para esclarecimento de dúvidas sobre o andamento das obras.

(Fase não iniciada)

5. Gestão Compartilhada

Pular para o conteúdo