Prefeitura do Recife capacita mulheres em gestão de desastres climáticos

NUPDEC Mulheres qualifica 30 lideranças de comunidades inseridas em áreas alagáveis e que serão beneficiadas com obras de urbanização integrada pelo programa ProMorar

Em uma iniciativa conjunta entre o programa ProMorar, a Defesa Civil do Recife e a Secretaria da Mulher, a Prefeitura do Recife está realizando uma capacitação voltada especialmente para mulheres com foco na gestão de situações de desastres climáticos. A abertura do evento ocorreu na última quarta-feira (21), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e tem a participação de 30 mulheres de 16 Comunidades de Interesse Social (CIS), que serão contempladas pelo ProMorar. Na pauta, temas como segurança, primeiros socorros, evacuação de áreas de riscos e outros aspectos relacionados. O encontro visa reunir lideranças femininas que desempenham papéis de liderança em áreas de risco.

A ação é promovida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), uma iniciativa da Defesa Civil do Recife que visa capacitar indivíduos a lidar eficientemente com desastres climáticos. “Essa capacitação é uma forma de reconhecer a importância do papel feminino na gestão de crise dentro de uma comunidade e empoderar as mulheres, possibilitando mais segurança e liderança, sendo um importante canal entre a comunidade e a Defesa Civil. A formação conta com a presença de técnicos, professores e moradoras de áreas de risco”, explica Beatriz Menezes, secretária executiva do ProMorar Recife, do ProMorar Recife.

As oficinas acontecem na Comunidade de Dancing Days, no galpão da Capela São Francisco de Assis, no bairro da Imbiribeira. A capacitação segue até o dia 2 de março.

Na edição NUPDEC Mulheres participam representantes das comunidades de Dancing Days, Sítio das Mangueiras, Airton Senna, Beira do Rio, Pocotó, Joca, Curral, Fazendinha, Bom Jesus, Areinha, Vila do Papel, Vila Brasil, Irmã Doroty, Aritana, Beira da Maré e Nova Esperança.

A oficina aborda questões como perspectiva de gênero em situações de desastres, Estratégias de Redução de Riscos e Desastres (ERRD), o papel da Defesa Civil e a promoção da resiliência em comunidades vulneráveis. Além disso, são discutidos temas como suporte psicológico em emergências, segurança no lar e primeiros socorros, e estratégias eficientes de evacuação de área.

A abordagem prática da capacitação vai incluir um simulado de preparação para emergências e desastres na comunidade. O objetivo é fortalecer a capacidade das participantes para lidar proativamente com situações desafiadoras, contribuindo para a resiliência comunitária. “A participação ativa das mulheres é essencial para garantir uma resposta eficaz e inclusiva diante de situações de crise”, afirma Giselle Vieira, gerente geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife.

O simulado em campo com as participantes da capacitação irá acontecer no dia 2 de março, na comunidade de Dancing Days. O encontro será às 8h.

O NUPDEC, alinhado com a política nacional de proteção e defesa civil, realiza uma abordagem educativa que busca fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população em áreas de risco. Desde 2022, foram capacitadas 48 lideranças de diversas regiões da cidade, este ano, serão formadas 90 lideranças, sendo uma turma exclusiva de mulheres, visando potencializar a colaboração com o poder público na prevenção e resposta a emergências e desastres e potencializar a construção de resiliência urbana no município.

Foto: Brenda Alcântara

Este ano haverá também dois NUPDEC comunitários, um na Zona Norte e o outro na Zona Sul do Recife.