PCR

Curso de agroecologia urbana é ministrado nas comunidades de Vila Brasil e Vila do Papel

São oito módulos no total, com aulas no Compaz Dom Helder Câmara, em Vila do Papel

Moradoras e moradores das comunidades de Vila Brasil e Vila do Papel estão participando do Programa de Agroecologia Urbana do Recife, promovido numa parceria entre o ProMorar, a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana e Secretaria de Política Urbana e Licenciamento. O curso, que oferece 25 vagas, tem o objetivo de preparar as pessoas que desejam implantar em espaços públicos hortas comunitárias. As aulas são ministradas no Compaz Dom Helder Câmara, na Vila do Papel.

No total, o programa tem oito módulos que serão ministrados uma vez por semana. As aulas seguem até agosto e abordam temas como agroecologia urbana e soberania alimentar; solo, escolha e preparo do local para o plantio; ervas medicinais e plantas alimentícias; resíduos sólidos e compostagem; cuidados com a horta; colheita e gestão da horta.

O conteúdo do curso aborda a importância do plantio coletivo. As hortas são fontes de alimentos para melhorar a saúde das pessoas, além de ser uma lição contínua de respeito pelo meio ambiente e orgulho comunitário. As comunidades também ganham espaços para recreação, zonas para comer e são áreas também para aprendizagem.