Promorar

Vila do Papel valida projeto de urbanização

Comunidade será a primeira a ser contemplada de forma integral pelo ProMorar. A área ganhará complexo de lazer e obras de urbanização. Todo o projeto foi construído em conjunto com a população local

A comunidade de Vila do Papel, inserida na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, será o “cartão de visita” do programa ProMorar. Essa área de vulnerabilidade socioambiental vai ser contemplada com intervenções de urbanização integrada e construção do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo.

Na urbanização, serão desenvolvidas melhorias no saneamento e drenagem; requalificação de áreas de convivência; parque da criança; arte urbana; distribuição de lixeiras; abertura de via para situações de emergência; calçamento e acessibilidade dos becos e ruas; construção de centro comunitário; horta urbana e iluminação.

Será executada a requalificação dos espaços de convivência e a implantação de novos espaços livres em locais estratégicos, como parque da criança. Também vão ser feitas intervenções viárias na Rua General Hélio de Albuquerque Melo e Avenida Central para interligar a comunidade ao Complexo de Esporte e Lazer que será construído abaixo do Viaduto Capitão Temudo. A Rua General Hélio de Albuquerque será elevada e compartilhada. Um novo projeto de paisagismo priorizará a arborização ao longo das vias e nos espaços livres.

As intervenções também propõem a abertura de uma via para garantir melhor circulação, sugerida pelos próprios moradores. A nova via será acessada pela Rua General Hélio de Albuquerque Melo e terá seu prolongamento até o centro da comunidade. Na sua parte mais extrema terá uma rotatória que permitirá o acesso de veículos.

O projeto também conta com a criação de um Centro Comunitário, como forma de fortalecer a articulação da população local. A iluminação contemplará tanto as vias de tráfego de veículos, mas principalmente, as ruelas internas à comunidade, visando a promoção de segurança urbana para grupos mais vulnerabilizados, principalmente, as mulheres.

O projeto de urbanização de Vila do Papel foi apresentado e validado pela população da área, que também teve acesso à maquete física de como ficará o local. Cerca de 450 famílias foram mobilizadas na etapa de co-criação do projeto e dez oficinas realizadas, além da realização de um cadastro socioeconômico.

A previsão é iniciar as obras no início de agosto, começando pelo Complexo de Lazer, Cultura e Esporte. Serão priorizados o fortalecimento e a requalificação dos espaços públicos de Vila do Papel, a melhor locomoção, espaços de lazer e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida. A comunidade será totalmente saneada e urbanizada.

COMPLEXO DE LAZER – Na Vila do Papel também será construído o Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo. As obras serão iniciadas em agosto. A área será dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços; o segundo setor é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e Academia da Cidade. O complexo também contará com uma Praça da Infância, anfiteatro, palco para apresentações e pátio para feiras. A área permeável da alça do Viaduto será contemplada com uma pista de cooper e Academia da Saúde, com o intuito de atender à população idosa residente da comunidade.

Entre as intervenções estão também a instalação de mobiliários urbanos que estimulem a vivência em comunidade, como bancos, lixeiras e mesas de jogos; passeios de qualidade e com garantia da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; melhor sinalização vertical e horizontal; e iluminação pública mais eficaz para reforçar a segurança.

Foto: Brenda Alcântara



Pular para o conteúdo