Entre eles, 74 moradores de comunidades que serão beneficiadas pelo ProMorar participaram da conclusão dos cursos de pintor residencial, operador de empilhadeira, depilação e preparação para o mercado de trabalho.
Para milhares de recifenses, a qualificação tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho. Na tarde de ontem (quinta-feira, 14), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, promoveu a entrega de sete mil certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de curta e longa duração de 70 modalidades distintas. Com a medida, a gestão alcançou a marca de 14 mil certificados entregues em pouco mais de um ano.
Entre os participantes dos cursos, 74 moradores das comunidades Vila do Papel, Vila Brasil (São José) e Beiro do Rio (Imbiribeira) concluíram os cursos de pintor residencial, operador de empilhadeira, depilação e preparação para o mercado de trabalho. Essas áreas estão entre as comunidades que receberão as intervenções de urbanização integrada do ProMorar. Além das obras de infraestrutura e moradia a serem executadas pelo Programa, também estão previstas ações de desenvolvimento sociocultural e de geração de emprego e renda. Nesse âmbito, ainda antes do início das obras do ProMorar, já estão sendo ofertados cursos e formações profissionalizantes para a capacitação da população beneficiada.
Através do Programa Qualifica, apenas no segundo semestre deste ano, foram formadas 310 turmas nas 17 Escolas Profissionalizantes espalhadas pelo Recife e instituições parceiras da Prefeitura. Organizações não governamentais, associações, espaços comunitários e sindicatos fazem parte da parceria, só neste semestre foram 30 parceiros. A ideia é atender ainda mais alunos e chegar mais perto das comunidades, facilitando a mobilidade.
Os cursos ofertados foram nas áreas de alimentação, beleza, estética, informática, línguas, indústria e setor administrativo. E, entre os mais concorridos, estão os de doces e salgados; inglês; libras; robótica; energia solar; cabeleireiro; design de sobrancelhas; informática; operador de empilhadeira; NR 10 e NR 11; e banho e tosa para pet shop. Neste semestre, o número de instrutores também aumentou, com a contratação de 70 novos profissionais.