Essa etapa da obra garante saneamento para toda a comunidade. No total, serão 583 domicílios com as ligações feitas à rede de esgoto
A comunidade de Vila do Papel é uma das áreas beneficiadas pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar). Com investimentos de R$ 9,7 milhões, 100% da comunidade está sendo urbanizada. A conclusão da obra está prevista para novembro deste ano.
Com avanço da obra, o ProMorar está urbanizando e saneando toda a comunidade, já deixando concluídas as ligações intradomiciliares. No total, serão 583 domicílios com a ligações feitas à rede de esgoto. “Essa é uma mudança importante na vida das pessoas porque rebate diretamente nos indicadores de saúde, promove mais qualidade de vida à população e contribui para a redução da desigualdade social. É uma parte essencial do saneamento básico”, explica João Charamba, chefe do gabinete do ProMorar Recife.
Além do sistema de saneamento e abastecimento de água, o projeto de urbanização conta ainda com drenagem; requalificação de áreas de convivência; parque infantil; pavimentação dos becos e ruas; construção de centro comunitário e iluminação. O projeto valoriza o espaço urbano como lugar de convivência e cidadania, promovendo a requalificação do ambiente.
COMPLEXO DE LAZER – Na parte da obra do Complexo de Esportes e Lazer que está sendo construído embaixo do viaduto Capitão Temudo, a área foi dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços, que conta com área para feirinhas móveis, pista de cooper, um anfiteatro e uma academia do idoso; o segundo é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e uma praça da criança. A terceira etapa conta com um estacionamento, pista de skate e área para eventos. A obra do complexo de lazer tem investimento de R$ 6,3 milhões e está com 35,4% de avanço, com entrega prevista para agosto deste ano.
Dentro das intervenções previstas na Vila do Papel, o ProMorar também irá construir 252 unidades habitacionais.
Foto: Brenda Alcântara