As atividades contaram com 318 participações de moradores e moradoras da comunidade que apontaram soluções como abertura de ruas, equipamentos de saúde e educação, píer para apoiar as embarcações locais, melhoria da iluminação, entre outras demandas
Em Areinha, uma das sete comunidades da Ilha de Joana Bezerra, o ProMorar finalizou em janeiro de 2024 a etapa de escuta junto à população. As atividades, realizadas pela equipe Social do Programa, têm o objetivo de fazer um diagnóstico atual da comunidade, identificar e priorizar as problemáticas levantadas e desenhar, de forma colaborativa, as possíveis soluções a serem empregadas no projeto urbanístico para a área.
“Realizamos reuniões antes de iniciar as oficinas participativas, como forma de divulgar amplamente o programa, e também apresentar a equipe técnica do ProMorar e detalhar as ações previstas”, explica Líbia Paixão, coordenadora Social. Ao todo, foram realizadas sete oficinas temáticas, duas caminhadas com moradores e uma entrevista social.
Para Cristiano Freire, estudante do curso de Administração e morador de Areinha desde que nasceu, a experiência de ser ouvido pela equipe do programa já foi muito positiva. “A gente teve um espaço para ser ouvido. Falar o que a gente quer e as melhorias para a comunidade. Tudo isso foi muito importante”, explicou. As atividades contaram com 318 participações de moradores e moradoras da comunidade de Areinha. Algumas das temáticas trabalhadas durante as oficinas foram: infraestrutura, moradia e meio ambiente, cultura, esporte e lazer, acesso a serviços públicos, participação comunitária e geração de emprego e renda.
A equipe Social identificou, a partir das escutas e construções coletivas, diversas diretrizes de intervenção, como: abertura de ruas para melhorar a acessibilidade e a segurança na área, limpeza do rio Capibaribe, criação de um píer para as embarcações de pescadores locais, ampliação dos serviços de saúde, acesso à moradia, melhoria na iluminação e criação de espaços de lazer para crianças.
A partir desse diagnóstico, o ProMorar irá realizar um projeto urbanístico para o local, prevendo várias das soluções apontadas durante os encontros. Antes de ser implementado, o projeto da área será apresentado e submetido para validação dos moradores e moradoras de Areinha.