Promorar

Comunidades contempladas pelo ProMorar Recife ganham atendimento social móvel

Veículos adaptados funcionam como escritórios itinerantes e servem como ponto de escuta social para moradores de comunidades do Recife

Vans adaptadas, mobilizadas sob demanda, estão funcionando como escritórios sociais itinerantes e prestam atendimento às Comunidades de Interesse Social (CIS) beneficiadas pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental, o ProMorar Recife. O serviço reforça o atendimento fixo dos quatro escritórios sociais hoje já existentes no Recife com a mobilização de dois veículos que irão realizar atendimentos sob demanda. Os atendimentos sociais acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

O escritório social móvel está atualmente destinado aos moradores da Vila Brasil (São José), mas também atenderá comunidades que estão com previsão de receber obras de encostas. A previsão é que, ainda neste mês, uma segunda unidade móvel comece a circular no território do Barro, nas obras dos reservatórios sob pavimento na Imbiribeira, e nas áreas de encostas atendidas pelo programa, como é o caso do Ibura e do Jordão. O ProMorar prevê que mais três vans sejam adquiridas para contemplar as demais localidades beneficiadas, somando, ao todo, cinco escritórios sociais móveis.

Com os novos escritórios itinerantes, o atendimento social às populações contempladas pelo ProMorar será potencializado. “Com a iniciativa, moradores das comunidades atendidas pelo programa têm acesso facilitado a atendimentos sociais, informações sobre as intervenções físicas do programa e informações sobre serviços públicos do município — tudo sem precisar sair da sua região. Essa ação inovadora busca aproximar o poder público da população, reduzir deslocamentos e garantir mais agilidade no atendimento. É uma forma de cuidar das pessoas onde elas vivem, com respeito e praticidade”, destacou Líbia Paixão, coordenadora Social do ProMorar.

Atualmente, o ProMorar conta com quatro escritórios sociais fixos em comunidades onde estão acontecendo obras de urbanização integrada: Vila do Papel (São José), Comunidade do Bem e Dancing Days (Imbiribeira) e Jardim Uchôa e Ximboré (Areias). Os escritórios são as pontes entre a população e o programa.