Promorar

Componente 02
Infraestrutura Resiliente

Nesse componente o ProMorar foca em tornar a cidade mais resiliente, evitando alagamentos e deslizamentos de terra. São dois focos principais: a macrodrenagem da bacia do rio Tejipió e as encostas localizadas nos morros da cidade. 

Macrodrenagem
O objetivo é reduzir em aproximadamente 50% o volume de alagamentos. Entre as atividades previstas estão as obras de macrodrenagem e a implantação de 07 parques alagáveis nas margens dos rios Tejipió, Moxotó e Jiquiá. 

O modelo hidrológico e hidrodinâmico da bacia encontra-se pronto e as alternativas para a redução dos transbordamentos foram validadas por especialistas estrangeiros e brasileiros. Nesse momento, o estudo realizado encontra-se em análise para implementação das obras. 

Também foram instalados medidores de nível do rio nos pontos indicados pelos especialistas. Esses sensores têm a função de monitorar riscos de inundações. 

Encostas
Essa importante ação do componente de infraestrutura resiliente se dá nos morros da cidade, com as obras de contenção de encostas para evitar deslizamento de barreiras. 

Confira as obras de encostas com recursos do ProMorar no mapa abaixo:

Pular para o conteúdo