Objetivo do simulado foi capacitar a população feminina da Comunidade do Bem sobre como agir nas situações de forte chuva
A Prefeitura do Recife realizou na manhã de ontem quarta-feira (9), um Simulado de Preparação para Emergência e Desastre voltado às mulheres que residem na Comunidade do Bem, situada no bairro da Imbiribeira. O objetivo foi treinar a população feminina da área sobre como agir para reduzir os impactos causados pelas inundações em situações de forte chuva. A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) e ProMorar Recife e reuniu cerca de 30 mulheres.
A Comunidade do Bem é uma das beneficiadas pelo ProMorar com obras de urbanização integrada e equipamentos sociais. No exercício, ao sinal do alerta enviado por SMS e dos apitos, as pessoas saíram de suas casas e seguiram para o Ponto de Encontro e Acolhimento, situado no galpão do ProMorar (Rua B, 330), onde foram recebidas pela equipe da Defesa Civil do Recife.
A ação faz parte do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil das Mulheres (NUPDEC Mulheres), vinculado à Defesa Civil, que visa capacitar o público feminino a lidar eficientemente com problemas ligados aos desastres climáticos. A parceria envolve também a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, a Secretaria Executiva da Primeira Infância e o SAMU.
OBRAS – Na Comunidade do Bem, a Prefeitura do Recife já está realizando obras de saneamento, abastecimento de água, pavimentação, drenagem e a construção de equipamentos públicos, como uma Unidade de Saúde da Família (USF) e o primeiro Centro Arrecifes da Cidadania — um espaço voltado ao diálogo e à escuta da população. Ainda estão previstas a construção de unidades habitacionais e de uma creche. As intervenções beneficiarão diretamente cerca de 1,5 mil famílias das localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/Nova Esperança e Aritana e são executadas no âmbito do ProMorar.
Foto: Brenda Alcântara