As chuvas intensas em maio de 2022 evidenciaram a necessidade de intensificar medidas de prevenção, de fortalecimento da resiliência e da capacidade de adaptação das estruturas urbanas na capital pernambucana em eventos climáticos extremos. Neste intuito, o ProMorar propõe o estudo e a implementação de soluções para a macrodrenagem da cidade, hoje incapaz de absorver e escoar a água das chuvas, e para reduzir o risco de alagamentos e deslizamentos de terra nos períodos críticos.
Tendo em vista a precariedade habitacional no Recife, o ProMorar pretende transformar realidades, oferecendo moradia digna, segura, regularizada e com toda a infraestrutura que as famílias merecem. Outra meta do programa é a regularização domiciliar dos assentamentos nas áreas sob intervenção, garantindo o título do imóvel aos moradores destas comunidades de interesse social.
O conjunto de ações previstas no ProMorar será financiado por meio de operação de crédito firmada entre a Prefeitura do Recife e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
O Programa está subdividido em 03 componentes, são eles: